CÁLCIO
O cálcio é um elemento químico, símbolo Ca, de número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons) e massa atômica 40 u. É um metal da família dos alcalino-ferrosos, pertencente ao grupo 2 da classificação periódica dos elementos químicos.
FONTES DE CÁLCIO
O Cálcio é o quinto elemento em abundância na crosta terrestre. Não é encontrado em estado nativo na natureza, estando sempre como constituintes de rochas ou minerais como as que contêm carbonatos (mármores, calcita, calcário e dolomita) e sulfatos (gipso, alabastro), fluorita (fluoreto), apatita (fluorfosfato de cálcio) e granito (rochas silicatadas).
CÁLCIO NA AGRICULTURA
O cálcio é um macronutriente secundário junto com o magnésio (Mg) e o enxofre (S). Os efeitos indiretos do cálcio são tão importantes quanto o seu papel como nutriente. O cálcio melhora o crescimento das raízes, promove o aumento da atividade microbiana, aumento da disponibilidade do molibdênio (Mo) e outros nutrientes.
FUNÇÃO FISIOLÓGICA
O cálcio participa de funções enzimáticas em processos de transferência do fosfato como, por exemplo, a enzima fosfolipase. Constituinte de pectatos, que são depositados na lamela média, dando resistência às paredes celulares. Constituinte ou ativador de várias enzimas como alfa amilase e nucleases.
É um componente de pectatos de cálcio da lamela média, sendo importante para a ocorrência das mitoses.
No citossol, o Ca+2 ocorre em quantidades diminutas (10-7 – 10-8 M) tendo importante função de segundo mensageiro em vias de tradução de sinais, as vezes com associação à calmodulina que é uma proteína ativada por Ca (tem 4 sítios de ligação de cálcio) e que por sua vez, pode ativar enzimas.
Ao contrário do que ocorre com a maioria dos nutrientes, o cálcio só se movimenta pelo apoplasto. A sua entrada na raiz é, portanto restrita a pontos onde as Estrias de Caspary não se consolidaram como ocorre nas pontas das raízes ou quando da diferenciação de raízes secundárias que se formam rompendo a endoderme.
FORMAS DE CÁLCIO DISPONÍVEIS E ABSORÇÃO
As formas disponíveis de Ca++ são adsorvidas nos colóides do solo. Pela troca de cátions, elas passam para a solução do solo e depois são absorvidas pelas plantas. Essa absorção ocorre principalmente por fluxo de massa e em pequena importância por intercepção radicular. A maior parte do cálcio está localizado nas paredes celulares.
SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE CÁLCIO NAS PLANTAS
Os sintomas são:
- Morte da gema apical;
- Clorose e necrose internerval nas folhas mais novas (sintomas de deficiências em Ca+2 são mais pronunciados nos tecidos jovens, já que praticamente inexiste o seu transporte no floema);
- Tecidos deformados e enrolados são encontrados em plantas deficientes;
- As vagens chochas na soja e as folhas enroladas no milho são sintomas de deficiência de cálcio;
- Raízes escorregadias (sem rigidez), ou necrose em partes novas como ocorre na podridão estilar do tomate: a parte distal do fruto, por falta de cálcio no solo ou por falta de fluxo transpiratório (seca).