O enxofre é um elemento quÃmico de sÃmbolo S, número atômico 16 e de massa atômica 32 u. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido.
FONTES DE ENXOFRE
O Enxofre estima ser o nono elemento mais abundante no planeta. O S nas formas de sulfetos, sulfatos, e enxofre elementar constitui aproximadamente 0,06 a 0,10% da crosta terrestre. O S inativo ou livre encontra-se principalmente em depósitos vulcânicos sedimentares. O S está nos solos nas formas inorgânicas e orgânicas. Na solução do solo, o S está presente como Ãon sulfato.
ENXOFRE Â NA AGRICULTURA
As exigências de Enxofre para as culturas agrÃcolas são inferiores à s de Nitrogênio e de Potássio, mas similares ou superiores à s de Fósforo. Apesar disso, o Enxofre é, muitas vezes, erroneamente relegado a segundo plano no manejo de adubação de culturas. Os teores de Enxofre nas plantas variam de 1 a 5 g Kg -1 de matéria seca, considerando-se teores entre 1 e 3 g Kg -1 como adequados para o crescimento normal das plantas.
FUNÇÃO FISIOLÓGICA
- Elemento importante para produção de aminoácidos, proteÃnas e clorofila;
- Componente de alguns hormônios e vitaminas da planta;
- Melhora o crescimento de raÃzes e promove vigor e robustez as mesmas;
- Participa como ligante em grande número de enzimas e metalo-proteÃnas.
FORMAS DE ABSORÇÃO DE ENXOFRE
O S é absorvido pelas plantas principalmente na forma inorgânica como SO4-2, depois é reduzido e incorporado a compostos orgânicos. Na reciclagem do S, este retorna ao solo na forma inorgânica, onde se mineraliza pela ação de microorganismos antes de ser utilizado pelas plantas superiores.
SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE ENXOFRE NAS PLANTAS
Os sintomas são:
- Plantas apresentando lâminas foliares uniformemente amareladas ou cloróticas, principalmente em folhas jovens;
- Menor desenvolvimento da planta;
- Internódios curtos;
- Redução no florescimento;
- Menor nodulação nas leguminosas.