Portugus flagEnglish flagEspanhol flag

O enxofre é um elemento químico de símbolo S, número atômico 16 e de massa atômica 32 u. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido.

FONTES DE ENXOFRE

O Enxofre estima ser o nono elemento mais abundante no planeta. O S nas formas de sulfetos, sulfatos, e enxofre elementar constitui aproximadamente 0,06 a 0,10% da crosta terrestre. O S inativo ou livre encontra-se principalmente em depósitos vulcânicos sedimentares. O S está nos solos nas formas inorgânicas e orgânicas. Na solução do solo, o S está presente como íon sulfato.

ENXOFRE  NA AGRICULTURA

As exigências de Enxofre para as culturas agrícolas são inferiores às de Nitrogênio e de Potássio, mas similares ou superiores às de Fósforo. Apesar disso, o Enxofre é, muitas vezes, erroneamente relegado a segundo plano no manejo de adubação de culturas. Os teores de Enxofre nas plantas variam de 1 a 5 g Kg -1 de matéria seca, considerando-se teores entre 1 e 3 g Kg -1 como adequados para o crescimento normal das plantas.

FUNÇÃO FISIOLÓGICA

  • Elemento importante para produção de aminoácidos, proteínas e clorofila;
  • Componente de alguns hormônios e vitaminas da planta;
  • Melhora o crescimento de raízes e promove vigor e robustez as mesmas;
  • Participa como ligante em grande número de enzimas e metalo-proteínas.

FORMAS DE ABSORÇÃO DE ENXOFRE

O S é absorvido pelas plantas principalmente na forma inorgânica como SO4-2, depois é reduzido e incorporado a compostos orgânicos. Na reciclagem do S, este retorna ao solo na forma inorgânica, onde se mineraliza pela ação de microorganismos antes de ser utilizado pelas plantas superiores.

SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE ENXOFRE NAS PLANTAS

Os sintomas são:

  • Plantas apresentando lâminas foliares uniformemente amareladas ou cloróticas, principalmente em folhas jovens;
  • Menor desenvolvimento da planta;
  • Internódios curtos;
  • Redução no florescimento;
  • Menor nodulação nas leguminosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>