Portugus flagEnglish flagEspanhol flag

Baixo preço pago pela pluma faz produtor reduzir a aposta no algodão.
Outro fator que influenciou a decisão foi o atraso na safra da soja.

O plantio do algodão chegou ao fim em Mato Grosso e a cultura vai ocupar nessa safra uma área bem menor.

Já tem flores e maçãs na lavoura de algodão do produtor Milton Garbúgio, em Campo Verde, sudeste de Mato Grosso. A plantação foi semeada entre dezembro e o início de fevereiro. “A lavoura está bonita e eu acho que esse ano a gente vai ter uma safra boa, esse algodão plantado em dezembro, pelo menos, e o algodão plantado até fim de janeiro também está vindo muito bem”, diz.

Nesta safra o agricultor reduziu a aposta no algodão, plantou 1.300 hectares, 200 a menos que no último ciclo. Entre os motivos, os baixos preços pagos pela pluma.

Em todo estado, as lavouras ocupam 568 mil hectares, segundo o IMEA – Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, 12% a menos que na safra passada.

Além do mercado, outro fator que influenciou a decisão dos agricultores foi o atraso da safra de soja. Em Mato Grosso, mais de 70% das lavouras de algodão são semeadas após a colheita das áreas mais precoces de soja, o que normalmente acontece durante o mês de janeiro. Só que este ano foi diferente.

O ritmo mais lento da colheita comprometeu o cronograma das fazendas. Quase 20% das lavouras de algodão precisaram ser plantadas depois da época ideal, que termina justamente em janeiro.

Com a redução da safra, Mato Grosso deve produzir 875 mil toneladas de pluma, 80 mil a menos que no ano passado. Na avaliação do proprietário de uma algodoeira, a menor oferta somada à valorização do dólar, pode refletir no mercado interno. “Nós fechamos os últimos contratos de algodão em reais, a R$ 70 a arroba. Assim, o negócio não fica tão ruim”, comenta Dirceu Pinhatti, dono da algodoeira.

Em dezembro, quando começou o plantio, o preço do algodão estava bem pior: R$ 50 a arroba.

FONTE: Luiz Patroni - Campo Verde, MT

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2015/03/plantio-do-algodao-chega-ao-fim-em-ms-e-ocupa-area-menor-nessa-safra.html

 

Share →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>